22:58

Act I : Eluveitie - Slania

01.Samon
02.Primordial Breath
03.Inis Mona
04.Gray Sublime Archon
05.Anagantios
06.Bloodstained Ground
07.The Somber Lay
08.Slania's Song
09.Giamonios
10.Tarvos
11.Calling The Rain
12.Elembivos
13.Samon (Acoustic Version)


Como tardava esta crítica...

O mundo da música está esgotado...
Com uma escala ou outra, uma nota num tom acima ou abaixo, cria-se e compõe-se a cópia da cópia da cópia... mas... esporadicamente surgem bandas, deste cada vez mais globalizado planeta, que com a subtileza do "pequeno pormenor" provocam algo mais que um mero espanto.
Antes de falar deles afirmo já...não se fiquem pelo álbum em MP3 e poupem para o CD pois, e apesar de este álbum ter saído há alguns meses apresenta o melhor do que se faz actualmente no metal - o sempre difícil equilíbrio entre a melodia e a brutalidade. Parecendo adivinho...prevejo que este será o álbum do ano...
Sem mais delongas...Apresento os ainda desconhecidos neste país - Eluveitie.
Surgiram de um local onde não é muito frequente fazer-se folk (Suiça), mas fazem-no na (quase) perfeição do melhor som praticado na remota escandinávia.
Ouço volto a ouvir e deixo o botão no repeat... e sem analisar música a música, a impressão global deste álbum resume-se a esta mera palavra - brilhante.
Como disse...não por trazerem um som inovador...mas pela "simplicidade" de toda a estrutura que apresentam nas suas músicas.
A mistura típica da sonoridade folk (projectada em instrumentos como o Hurdy-Gurdy, Mandola e Gaita de Foles) com o "peso-tipo" do metal...cria uma das melhores fusões sonoras que tive oportunidade de ouvir nestes últimos anos. A definição dada por eles para este género musical é "new wave of folk metal"...confesso que sorri com esta descrição...e não lhe poderia dar uma melhor. (caso o fizesse)
Pode-se deixar a mente viajar nos vários "interlúdios" que existem neste álbum, enquanto as sensações corpóreas ficarão, sem dúvida, para os ritmos mais acelerados...e no entanto, mais belos... (na minha modesta opinião)
Convido-os a descobrir os novos meninos da Nuclear Blast...que em dois álbuns tornaram-se no caso bem sério de popularidade no velho continente...

Nota: 8/10 na escala "D Major"

Para fãs de:

- Finntroll

- Ensiferum

- Thyrfing

- Borknagar

- Turisas


Mais Informações:

Site Oficial: http://www.eluveitie.ch/

MySpace: www.myspace.com/eluveitie

Wikipédia: pt.wikipedia.org/wiki/Eluveitie

4 comentários:

Marrie disse...

Olá Celso.........

Definitivamente, não tenho a sensibilidade necessária p/entender o som q gostas! rs Sou mais comum, confesso....... nem tentando esquecer a vocalização (como dizes), não consigo nada perceber! Sou uma anta, nesse sentido! rsrs
Mas, já q esta é uma das coisas q te fazem bem, creio q algo deva existir de excepcional neste ritmo.
Continuarei a passar por aqui....... quem sabe, não aprendo a gostar de rock "pauleira"! rs
bjs chocantes

Celso F. disse...

Olá Marrie...
(Sorriso) Pois...eu confesso que este som não é fácil de ser assimilado...ou se gosta ou se odeia... Existem, dentro deste género, coisas bem mais suaves, mais fáceis de sentir...entretanto pode ser que o "ruído" vire música...ou não ;)
Mais uma vez...obrigado por passares por aqui.

Um beijo

Klatuu o embuçado disse...

Esgotado não digo, mas que vivemos na época da merda clonada, lá isso...

Celso F. disse...

Confesso, que enquanto músico aprendiz, fui deixando de ligar às clonagens...sim elas existem...por culpa de quem se limita a consumir "géneros" e "ondas"...mas infelizmente...consome-se...seja tocado em mi, seja tocado em ré...felizmente...existem sempre os originais...e mesmo esses...foram copiar os clássicos...por isso...